segunda-feira, 11 de julho de 2011

Esperança - Traga à memória

Vivemos em tempos de muita angústia que é causada por diversos fatores.
Saúde, economia, relacionamentos, mídia... Sim a própria mídia nos angustia com sua pressão em diferentes aspectos: consumo, notícias de tragédias com enfoque sensacionalista, imposição de padrões etc.
Angústia é uma sensação psicológica, caracterizada por “abafamento”, insegurança, falta de humor, ressentimento, dor e ferida na alma.
Jean-Paul Sartre, filósofo francês contemporâneo, defendeu que a angústia surge no exato momento em que o homem percebe a sua condenação irrevogável à liberdade.
E quantos de nós hoje vivemos presos, sufocados, angustiados!
Será a angústia algo moderno, relativo aos tempos de hoje? – Não. Vemos na bíblia várias passagens onde as pessoas se sentiam angustiadas. O próprio Jesus se sentiu assim antes de ser crucificado (“E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se”. Marcos 14:33).
Na bíblia, o livro de Lamentações descreve a angústia do povo de Israel por estar em cativeiro, preso, sem esperança. Porém nesse mesmo livro, no capítulo 3 versículo 21, Jeremias diz: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.”
Podemos aprender com essa frase que a esperança depende da nossa mente, da nossa memória, de trazermos à memória coisas boas...
Se lermos no capítulo 4 do livro de Josué, Deus manda que se retire 12 pedras do leito do rio que o povo estava passando seco e fizesse um memorial dessa travessia. Sabe por quê? – Porque nós temos o defeito de sempre esquecermos as coisas maravilhosas que Deus já nos fez quando estamos passando por um problema diferente.
Claro que no momento de um problema é esse problema que nos incomoda e nos vem à mente, mas nesses momentos precisamos trazer à memória o que Deus já nos supriu, já nos socorreu, já nos fez para atravessar mares e rios.
Se você quer “ativar” a esperança na sua vida, além de evitar assuntos e imagens deprimentes, crie memoriais, anote o que Deus já fez de bom em sua vida e relembre isso nos momentos difíceis, pois se o teu problema é grande, lembre-se que o Senhor Deus é muito maior do que o seu problema, empenhe-se em conhecê-LO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário